sexta-feira, 22 de julho de 2011

A importância do Conselho Tutelar

      Olá, leitores do blog do Carlinhos! Hoje quero trazer aqui um assunto pouco debatido. Estamos próximos de eleições para o Conselho Tutelar em Taubaté e todos podemos (e devemos) votar! Vocês sabem a importância do Conselho Tutelar? Neste post deixarei um maior conhecimento do assunto para vocês  assunto é de extrema importância para a sociedade.

O QUE É O CONSELHO TUTELAR?
É um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, (Lei n° 8.069).
COMO É FORMADO?
O Conselho Tutelar é formado por cinco cidadãos comprometidos com a causa da criança e do adolescente, escolhidos pela comunidade local. São remunerados pela função e terão mandato de três anos.
QUEM PODE VOTAR?
Qualquer cidadão, a partir de 16 anos, com título e documento oficial com foto.
PORQUE DEVEMOS PARTICIPAR DA ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES?
Participando, estaremos escolhendo pessoas que irão garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes, como: saúde, educação, profissionalização, esporte, lazer e ESPERANÇA.
A FUNÇÃO DO CONSELHO TUTELAR É?
Atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade e do estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; ou em razão de sua conduta.
Receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de elevados níveis de repetência.
Requisitar serviço social, previdência, trabalho e segurança ao promover a execução de suas decisões.
Assessorar o governo na elaboração de propostas orçamentárias, com finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e da juventude.
É isso, galera!

2 comentários:

  1. Muito Legal esta Materia

    ResponderExcluir
  2. Já tenho Meu Candidato é vc Carlinhos Parabéns pelo seu grande trabalho que vc vem fazendo não só no Conselho Tutelar mas por sua vida inteira se dedicando em prol de outras pessoas sou seu fã.

    ResponderExcluir