quinta-feira, 18 de abril de 2013

QUE FAZER COM A SAÚDE DE NOSSO PAIS


Por falta de ambulância, aposentado morre após jogo de futebol na Estiva

Terezinha Miranda de Moraes mostra foto do marido, João Reis dos Santos-Foto Rogério Marques/170413
Terezinha Miranda de Moraes mostra foto do marido, João Reis dos Santos - Foto Rogério Marques
Caso gera polêmica na Câmara em razão do suposto atendimento privilegiado recebido pelo ex-prefeito Ortiz na rede pública de Saúde
Taubaté
O aposentado João Reis dos Santos, 63 anos, morreu na manhã de terça-feira após esperar mais de 30 minutos por uma ambulância em Taubaté depois de passar mal durante jogo de futebol no bairro da Estiva.
Segundo familiares e amigos, Santos sofreu três paradas cardíaca por volta das 10h10. Os colegas acionaram o Corpo de Bombeiros e o PSM (Pronto-Socorro Municipal), mas foram informados de que não havia ambulância disponível. Ele foi levado ao Hospital Regional por amigos, mas morreu a caminho, por volta de 10h40.
"É muito triste ouvir os amigos dizer que pediram ajuda e ele não recebeu. Agora estou sem rumo, perdida", disse Terezinha Miranda de Moraes, 63 anos, mulher da vítima.
O caso foi citado ontem no plenário da Câmara. Vereadores cobram uma investigação sobre os supostos privilégios ao ex-prefeito Bernardo Ortiz (PSDB), pai do atual prefeito, Ortiz Junior (PSDB), que teria recebido atendimento médico domiciliar prestado por funcionários do PSM durante 15 dias.
A equipe médica estava em horário de expediente e usava um veículo do PS para ir até a casa de Bernardo.
[INTERTITULO]Morte.[/INTERTITULO] Segundo o advogado e amigo do aposentado, João Batista dos Santos, 59 anos, o jogo de futebol estava prestes a terminar quando o aposentado passou mal e caiu no chão.
"Os bombeiros disseram que só tinham um carro e que ele estava em outra ocorrência e que iriam acionar a ambulância do Pronto-Socorro. Mas como passou mais de 30 minutos, resolvemos por conta própria levá-lo até o hospital. Ele já estava no Regional quando uma funcionária da prefeitura ligou perguntando se precisava de ajuda”, disse.
Santos foi enterrado às 10h de ontem no Cemitério Municipal. Santos era cassado e deixa uma filha e três enteados.
Outro lado.
O Comando do Corpo de Bombeiros foi procurado por dois dias para comentar o caso, mas não retornou as ligações de O VALE.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde admitiu a falta de ambulâncias e disse que pretende reforçar a frota com a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do governo federal.
O Samu vai atender 10 cidades. Com o serviço, Taubaté receberá cinco ambulâncias e cada município integrante da rede, uma. A frota de ambulâncias não foi informada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário